Décima edição da Amazônia (FI)Doc celebra cinema pan-amazônico com homenagens e exibições inéditas

Este ano, o evento recebeu 820 inscrições, incluindo 531 curtas (235 documentários e 298 de ficção) e 289 longas-metragens (185 documentários e 104 de ficção)

Créditos: divulgação

A décima edição do Amazônia (FI)Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema será realizada entre os dias 19 e 27 de novembro, em Belém, e promete uma extensa programação com seis mostras competitivas, uma mostra especial, sessões de filmes indígenas, lançamentos, workshops, masterclasses e debates sobre cinema e questões amazônicas.

Este ano, o evento recebeu 820 inscrições, incluindo 531 curtas (235 documentários e 298 de ficção) e 289 longas-metragens (185 documentários e 104 de ficção), de países como Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia e Suriname, além do Brasil .

Abertura com homenagens

A abertura de abertura, marcada para 20 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), contará com a exibição do documentário A queda do céu , dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O filme é baseado no livro homônimo do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, escrito em parceria com o antropólogo Bruce Albert. Após a exibição, Kopenawa e Zélia Amador de Deus, referência no movimento artístico e cultural da Amazônia, serão homenageados.

Um bate-papo com a equipe do filme e com Davi Kopenawa também está programado, reforçando o compromisso do festival com a valorização das vozes indígenas e a promoção do debate sociocultural.

Festival consolidado na Pan-Amazônia

Segundo a diretora-geral do festival, Zienhe Castro, o Amazônia (FI)Doc busca dar visibilidade às produções dos nove países da Pan-Amazônia, promovendo a integração cultural da região. “Os festivais de cinema são essenciais para financiar uma produção que muitas vezes não encontra espaço no circuito comercial. Eles também trazem à tona temas importantes para o debate socioambiental e sociocultural”, explicou.

Para Felipe Pamplona, ​​coordenador de produção e curadoria, o festival reforça a conexão cultural da região amazônica. “O cinema mostra que a Pan-Amazônia não é delimitada por fronteiras físicas. É um território que se comunica de forma ancestral. Nós já vimos isso com a música e agora vemos no cinema. O festival é uma vitória para a região”, afirmou.

Serviço

  • Evento : Abertura da Amazônia (FI)Doc
  • Filme : A queda do céu
  • Data e hora : 20 de novembro, às 19h
  • Local : CCBEU (Rua Manoel Barata com Rua Campos Sales, Campina)
  • Lotação : 100 pessoas
  • Programação completa: amazoniadoc.com.br

Leia também: