Cosanpa substitui rede de esgoto e melhora fluxo na área central de Santarém

A medida foi adotada após a identificação de danos na tubulação antiga, que comprometiam o escoamento adequado dos resíduos e geravam transtornos para moradores e comerciantes da região.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou a substituição de parte da rede de esgoto na área central de Santarém, no oeste do estado. A medida foi adotada após a identificação de danos na tubulação antiga, que comprometiam o escoamento adequado dos resíduos e geravam transtornos para moradores e comerciantes da região.

Ao todo, foram trocados oito metros de rede com a instalação de tubulação do tipo ocre, mais resistente e com maior capacidade de vazão. A obra exigiu escavações e mobilizou grande parte da equipe de manutenção da Cosanpa.

“O serviço foi fundamental para restabelecer a eficiência do sistema de esgoto. A nova tubulação garante um fluxo mais adequado e reduz o risco de novos vazamentos na área”, afirmou Jamison Leal, engenheiro sanitarista e coordenador de esgoto da companhia em Santarém.

Além da substituição da tubulação danificada, foram realizadas ações preventivas, como a limpeza de poços de visita — procedimento importante para evitar obstruções e manter o bom funcionamento da rede.

Mais de 200 pessoas foram diretamente beneficiadas com a intervenção, entre moradores e comerciantes da área, que inclui restaurantes, academias e outros estabelecimentos.

Um dos beneficiados foi José Nicolau, dono de uma churrascaria próxima ao trecho atendido. Segundo ele, o vazamento e as condições do local afetaram o movimento nos últimos dias. “Ficamos uns três, quatro dias com movimento bem fraco, porque o acesso ficou ruim devido ao vazamento. Mas agora normalizou, está tudo ótimo. O serviço foi bem feito, ficou tudo sequinho e os clientes começaram a voltar”, contou.

Jamison destacou que a ação integra o plano de manutenção contínua da Cosanpa, com foco na melhoria da rede de esgoto e na prestação de serviços de qualidade à população.

Leia também: