Cortejos juninos do Boi-Bumbá Flor da Juventude iluminam as ruas de Belém

Batuques, Cores e Emoções: Boi-Bumbá Flor da Juventude Inicia os Cortejos Juninos em Belém neste sábado (08).

Foto: Dibvulgação

A cultura vibrante do Boi-Bumbá ganha vida nas ruas de Belém! Neste sábado (08), os cortejos juninos do Boi-Bumbá Flor da Juventude darão início às festividades. O ponto de partida será na Passagem Bugarim, no Guamá, bairro-sede do grupo que acumula mais de duas décadas de trajetória.

Às 19h, o som dos tambores ecoará pela Passagem Bugarim, marcando o início dos festejos. Em seguida, às 21h, os cortejos seguirão para a Passagem Ezeriel, também localizada no Guamá. O espetáculo continuará ao longo da quadra junina, com diversas apresentações que prometem encantar o público.

No dia 15 de junho, a Passagem Francisco Lobato será o palco para mais uma emocionante exibição, a partir das 21h. Já no dia 22, as comemorações culminarão em duas apresentações imperdíveis: às 20h, na Sede do Clube do Remo, no bairro de Nazaré; e às 22h, na Passagem Tiago Way, na Cremação.

Mais de 50 crianças, jovens e adultos estão ansiosos para participar desses cortejos memoráveis. Durante os meses de abril e maio, os participantes se envolveram em oficinas de barricas, confecção de adereços, bordado e costura, além de se prepararem nos ensaios para os Autos do Boi. Todas essas atividades aconteceram na sede-curral do Boi-Bumbá Flor da Juventude, situada na Rua Caraparu.

Benedito Oliveira, fundador e presidente do Boi-Bumbá Flor da Juventude, destaca o papel fundamental do projeto na promoção da inclusão social e no acesso à cultura popular para crianças em situação de vulnerabilidade social. “É uma satisfação imensa acolher essas crianças e jovens e trazê-los para dentro do nosso barracão”, afirma Oliveira.

Um dos participantes, André Abrão, de 13 anos, assume com orgulho a responsabilidade de conduzir o protagonista da festa, conhecido como as “tripas do boi”. “A primeira vez que eu dancei com o boi foi aos 11 anos e, hoje, vejo que é uma grande responsabilidade e alegria”, compartilha o jovem.

Foto: Divulgação

A cultura do Boi-Bumbá tem raízes profundas na história de Belém. Desde o século 19, manifestações de batuques e toadas em festas de São João já faziam menção a um “turbulento Boi Caiado” nos jornais da cidade. Os espetáculos, realizados nos subúrbios, eram uma forma de o povo extravasar suas emoções.

Jamilly Lopes, produtora cultural do projeto, destaca a inspiração nos grupos de boi-bumbás nortistas, que desempenham um papel vital no trabalho comunitário com crianças e jovens. “O boi-bumbá construiu a identidade cultural coletiva nas periferias da cidade, por isso a importância de fomentar essa grande representação da cultura popular e resgatar suas origens”, ressalta Lopes.

Além dos cortejos, o projeto prevê a produção de um curta-metragem e a implementação do programa “Conhecendo o Boi-Bumbá” nas escolas locais. O Boi-Bumbá Flor da Juventude foi contemplado pela Lei Complementar Nº 195/2022, também conhecida como “Lei Paulo Gustavo”.

Serviço:

  • Cortejos juninos do Boi-Bumbá Flor da Juventude
  • 08/06, 19h – Passagem Bugarim
  • 08/06, 21h – Passagem Ezeriel
  • 15/06, 21h – Passagem Francisco Lobato
  • 22/06, 20h – Sede do Clube do Remo
  • 22/06, 22h – Passagem Tiago Way

Leia também: