Conflito Rússia-Ucrânia gera tensão na reunião do G20 de Turismo em Belém

Durante o encontro, vários ministros do Turismo dos países participantes expressaram preocupações de que o conflito bélico está dificultando o fluxo de turistas na região, criando um clima de desconforto.

A guerra entre Rússia e Ucrânia foi o principal ponto de tensão na reunião do G20 de Turismo, realizada neste sábado (21) em Belém. Durante o encontro, vários ministros do Turismo dos países participantes expressaram preocupações de que o conflito bélico está dificultando o fluxo de turistas na região, criando um clima de desconforto.

O representante da Rússia lamentou que as reuniões do G20, mesmo as com foco em Turismo, sejam frequentemente politizadas. Essa não é a primeira vez que o conflito gera discussões acaloradas em encontros internacionais.

No entanto, o ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, que presidiu a reunião, conseguiu contornar a situação, evitando que o tema fosse incluído na declaração final do grupo. Sabino considerou uma vitória a forma como a questão foi gerida e destacou que, ao contrário de outros encontros setoriais, a reunião foi marcada por uma foto conjunta com todos os participantes, incluindo o enviado russo.

Esse episódio ilustra a dificuldade de separar questões políticas de reuniões focadas em temas específicos, mesmo em um ambiente como o turismo, que busca promover a integração e o intercâmbio entre nações.

Leia também: