Em reunião realizada nesta quarta-feira (21) o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) definiu o tempo de propaganda eleitoral de cada candidato a prefeito de Belém, que será transmitida pelos canais de rádio e televisão. O sorteio, que contou com a presença de representantes dos partidos e dos veículos de comunicação da capital paraense, estabeleceu a duração dos programas eleitorais para o primeiro turno das eleições municipais.
A coligação “Levante Belém”, que apoia o candidato Igor Normando (MDB), lidera a disputa com o maior tempo de veiculação. O grupo, que inclui os partidos MDB, PDT, PP, PRD, PSB, PSD, PSDB, Cidadania e União, terá 4 minutos e 19 segundos de programa eleitoral tanto na televisão quanto no rádio.
Logo atrás está o Partido Liberal, do candidato Delegado Éder Mauro, com 2 minutos e 00 segundos de tempo de programa. Em seguida, aparece a coligação “A Nossa Família é o Povo”, liderada por Edmilson Rodrigues (PSOL-PT-PC do B-PV), com 1 minuto e 56 segundos. A coligação “Belém Quer Mudança de Verdade”, com Thiago Araújo (Avante-Republicanos-Solidariedade), terá 1 minuto e 11 segundos. O Podemos, de Jeferson Lima, tem 31 segundos de programa.
Candidatos como Delegado Eguchi (PRTB), Ítalo Abati (Novo), Raquel Brício (UP) e Well (PSTU) não terão tempo de propaganda eleitoral, pois não atenderam aos requisitos da Cláusula de Barreira, que exige um mínimo de 2% dos votos na Câmara dos Deputados ou distribuição dos votos válidos em pelo menos 1% das Unidades Federativas (UFs).
A propaganda eleitoral em rádio e televisão para o primeiro turno começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. A propaganda em rede, exclusiva para candidatos a prefeito, será veiculada de segunda a sábado nos horários de 7h e 12h (rádio) e 13h e 20h30 (televisão), com duração de 10 minutos por período.
Além da propaganda em rede, haverá inserções diárias de 70 minutos, com intervalos de 30 e 60 segundos, sendo 60% dedicados aos candidatos ao cargo de prefeito e 40% aos candidatos a vereador. Os partidos são responsáveis por encaminhar seus materiais às emissoras com um prazo mínimo de 6 horas antes da veiculação. Uma nova medida para este ano é a divulgação do mapa de mídia dos candidatos no site do TRE-PA.
O sorteio realizado pelo TRE-PA também definiu as emissoras responsáveis pela geração dos programas eleitorais. A TV Boas Novas, TV Liberal e Fundação Nazaré serão as titulares, operando em três períodos: 30 de agosto a 10 de setembro, 11 a 22 de setembro e 23 de setembro a 3 de outubro, respectivamente. As emissoras substitutas serão a TV Record, TV SBT e RBA.
Leia também:
Deixe um comentário