Condenado por estupro de vulnerável é preso dentro de agência do INSS no Pará - Estado do Pará Online

Condenado por estupro de vulnerável é preso dentro de agência do INSS no Pará

Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão definitiva foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho (RO), onde o crime foi cometido em 2020.

sirene
Foto: reprodução

Um homem condenado por estupro de vulnerável foi preso, na manhã desta terça-feira (23), dentro de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Santarém, no oeste do Pará. José Carlos Sousa, de 63 anos, buscava atendimento para uma perícia médica quando foi surpreendido por policiais civis.

Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão definitiva foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho (RO), onde o crime foi cometido em 2020. José Carlos foi sentenciado a oito anos de reclusão em regime fechado. O mandado foi expedido no dia 4 de julho de 2025.

“O cidadão achou que poderia escapar da Justiça apenas mudando de estado, mas acabou localizado graças ao trabalho de inteligência das nossas forças de segurança. Trata-se de um crime repugnante e brutal. O importante é que a Justiça está sendo feita”, afirmou o delegado Fábio Amaral, responsável pela prisão.

O criminoso foi monitorado e identificado dentro da agência do INSS, local onde compareceu espontaneamente para fins médicos. De acordo com a polícia, o caso evidencia que nem mesmo quem tenta se esconder no cotidiano escapa da responsabilização por crimes dessa natureza.

Após a prisão, José Carlos foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça de Rondônia. A Polícia Civil reforça o compromisso com o cumprimento de mandados e a punição de criminosos que atentam contra a dignidade de crianças e adolescentes.

Leia também: