Neste domingo (8) o município de Vigia, no Pará, vive o fervor da 327ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma festividade com mais de 300 anos de história. O evento, que já mobiliza cerca de 100 mil pessoas, é a procissão mais antiga do estado e atraiu uma multidão pelas ruas da cidade.
Com o tema “Com Maria, vamos adorar e servir” e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, a celebração deste ano destaca a importância da devoção e serviço, inspirada na Carta Pastoral de Dom Carlos Verzeletti. A procissão, que teve início por volta das 7h30 da manhã da Igreja de São Sebastião, no bairro Arapiranga, e chego à Igreja Matriz do município às 11h. Às 18h30, Dom Carlos Verzeletti celebrará a Santa Missa, encerrando o dia com uma cerimônia especial.
Durante o cortejo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, coroada de flores, segue em uma berlinda e percorre as principais ruas da cidade: Rua São Sebastião, Rua Santana de Medeiros, Avenida Barão de Guajará, Travessa Vilhena Alves, Rua de Nazaré, Travessa Hilário Cardoso e Rua Prof.ª Noêmia Belém, até chegar à Igreja Matriz.
Além da procissão, o Círio de Vigia oferece uma rica programação cultural, com apresentações de artistas locais e de cidades vizinhas após a Santa Missa. A festividade também inclui romarias, celebrações e atividades ao longo da quinzena mariana.
A celebração culminará no dia 23 de setembro com o Recírio, que começará com uma missa às 7h da manhã na praça da Igreja Matriz, seguida pela procissão final. O evento encerra a temporada de festividades com um ato de devoção e encerramento.
Leia também:
Deixe um comentário