Cine Líbero Luxardo será palco de debate sobre meio ambiente e agricultura sustentável nesta terça-feira (29)

A Mostra Ecofolante de Cinema é considerada um dos mais importantes eventos sul-americanos para a produção audiovisual ligada a temáticas socioambientais.

Cine Líbero Luxardo. Foto: Reprodução

O enfrentamento climático e a agricultura regenerativa são os temas do debate que ocorrerá nesta terça-feira, 29, às 20h15, no Cine Líbero Luxardo, no Centur, em Belém. Participam da conversa o engenheiro florestal Daniel Braga, a pesquisadora e ativista venezuelana Ana Felicien, e o professor do Instituto Socioambiental e de Recursos Hidrícos da Ufra, Antônio Resque. A mediação será do produtor cultural e especialista em gerontologia, Ney Messias. A entrada é gratuita. 

A programação faz parte da Mostra Ecofolante de Cinema, considerada um dos mais importantes eventos sul-americanos para a produção audiovisual ligada a temáticas socioambientais. No Pará, a Mostra é composta por um circuito com exibições de filmes em diferentes espaços de Belém e Ananindeua. No Cine Líbero Luxardo, a Ecofalante iniciou no dia 24 de outubro e seguirá até a próxima quarta-feira, 30. 

“O debate será um encontro com diferentes experiências e perspectivas a partir do olhar de especialistas convidados, além da importante participação do público com perguntas, vivências e reflexões. Será uma dinâmica bonita, muito importante para refletir onde estamos e quais caminhos podemos percorrer a partir de práticas ambientais que trazem um movimento ambiental saudável e sustentável”, descreve a produtora da mostra no Pará, Patrício Lio. 

Ela explica que a Mostra tem “o objetivo de promover o diálogo socioambiental para a sociedade, através da arte e da educação, com filmes de diferentes temáticas. Nesse sentido, o cinema é uma ferramenta potente para promover essas reflexões através de outros olhares e experiências”. 

Filmes – Antes do debate, às 18h30, haverá a exibição do documentário “Solo Comum”, que mescla exposição jornalística com histórias pessoais daqueles que estão na linha de frente do movimento alimentar sustentável. O filme fala sobre a relação do modelo de agricultura atual e a crise climática, que desenvolve um modelo de alimentação que promove doenças aos seres humanos, solo, animais, ou seja, todo o meio ambiente. A sessão conta com legendas descritivas (Closed Caption – CC).  

Também na terça-feira, 29, haverá exibição dos curtas “O Silêncio Elementar”, “O Interior da Terra” e “Sertão, América”, a partir de 17h30.  A programação completa da Mostra pode ser conferida em: https://ecofalante.org.br/programacao.   
 
Serviço:

Mostra Ecofalante de Cinema 2024 

Dia: 29/10 – Quarta-feira  
Local: Cine Líbero Luxardo –  Centur 
Horários:
17h30: Exibição dos curtas “O Silêncio Elementar”, “O Interior da Terra” e “Sertão, América” 
18h30: Exibição do documentário “Solo Comum” 
20h15: Debate “Enfrentamento climático e Agricultura regenerativa” 
Entrada gratuita

Leia Também: