O Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), foi palco, na última segunda-feira (6), da pré-estreia do filme “Vatapá ou Maniçoba?”, realizada exclusivamente para a equipe de produção. O longa aborda o equilíbrio nas relações familiares, utilizando as tradições gastronômicas do Pará como metáfora central.
Segundo o diretor do filme, Fernando Segtowick, a exibição foi uma oportunidade emocionante para celebrar o esforço coletivo que tornou o projeto possível. “O audiovisual é uma arte de equipe, envolve muitas pessoas. É gratificante poder exibir esse trabalho para quem se dedicou tanto. O tema do filme, sobre convivência e aceitação das diferenças, é muito relevante nos tempos polarizados que vivemos”, afirmou o diretor.
A gerente do Cine Líbero Luxardo, Nadia Alves, destacou a importância de abrir espaço para produções locais, especialmente considerando a parceria com a Globo Filmes, que levará o filme a um público nacional. “Além de valorizar o cinema paraense, Vatapá ou Maniçoba? promove a riqueza da nossa cultura e gastronomia em todo o Brasil”, ressaltou.
Com roteiro de Lúcia Tupiassú e direção de Fernando Segtowick, o longa, produzido pela Marahu Filmes em coprodução com a Globo Filmes e a TV Liberal, traz no elenco Adriano Barroso, Iza Moreira e Astrea. A trama explora a relação entre pai e filha através da perspectiva da jovem Marcely, que se muda para a casa do pai, Jurandir, e da avó, Ana.
Enquanto Marcely ensaia para sua primeira batalha de MCs, um sonho que deseja realizar, seu pai se empenha em prepará-la para um baile de debutantes. Os desencontros dentro de casa, somados aos desafios das batalhas de rima, levam a jovem a descobrir que, na família, é possível equilibrar diferentes desejos e gostos.
Boom no audiovisual paraense
O ano de 2024 marcou um período de expansão na produção de filmes no Pará, impulsionado pela Lei Paulo Gustavo, que garantiu novos investimentos no setor audiovisual. Desde a retomada das atividades pós-pandemia, o Cine Líbero Luxardo tem acolhido projetos locais por meio do programa Janelas, criado para exibir produções regionais que não encontram espaço no circuito comercial.
“Nosso objetivo é fortalecer e estimular a produção audiovisual no Pará, valorizando o trabalho das equipes e oferecendo visibilidade às histórias que refletem a cultura local”, concluiu Nadia Alves.
Com informações de: Ascom FCP
Leia também:
https://estadodoparaonline.com/cine-libero-luxardo-recebe-a-mostra-internacional-de-cinema/
Deixe um comentário