O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém realizará uma série de eventos especiais para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que será celebrado em 9 de agosto. As atividades acontecerão de 6 a 9 de agosto (terça a sexta-feira) e terão início com a 7ª edição da Feira de Empreendedores, que ocorrerá das 9h30 às 17h.
A feira contará com a participação da etnia Guajajara, que apresentará e comercializará acessórios típicos, além de oferecer pintura corporal indígena. A programação inclui também o movimento “Slow Food”, que visa promover uma maior apreciação da comida e valorizar o produto, o produtor e o meio ambiente, contrastando com a abordagem do “Fast Food”.
No dia 9 de agosto, o CIIR promoverá uma roda de conversa sobre “A Valorização da Memória e da Tradição na Educação Escolar Indígena”. O evento, que começará às 9h no bloco C, será facilitado pelos indígenas da etnia Guajajara Ytahy Guajajara, Maria Ângela Bento Lopes Guajajara e Moraes Johnny Bento da Silva Guajajara, com mediação da presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Ivana Pimentel.
A Feira de Empreendedores foi idealizada após a observação de que mães que aguardavam atendimento para seus filhos frequentemente vendiam produtos nas recepções do CIIR. A partir de 2022, a gestão do centro decidiu formalizar e expandir o espaço empreendedor, atendendo à necessidade das famílias assistidas pela instituição de gerar renda, uma vez que muitas delas não têm acesso ao mercado de trabalho formal devido ao acompanhamento integral exigido.
Além dos acessórios indígenas e do movimento “Slow Food”, a feira oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos, vestuário, artesanato, plantas, itens de decoração e papelaria.
Leia também:
Deixe um comentário