As previsões meteorológicas indicam que Tucuruí continuará enfrentando chuvas fortes até o final de março. De acordo com o Núcleo de Meteorologia e Hidrologia (NMH), a cidade deve seguir com períodos de sol alternados com grande variação de nebulosidade, mantendo o tempo instável. O acumulado de chuvas esperado para o restante do mês é de aproximadamente 140 mm.
A previsão também aponta para pancadas de chuva volumosas e trovoadas isoladas, principalmente nas áreas do centro-sul do estado. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), associada à alta disponibilidade de calor e umidade na atmosfera, favorece a formação de chuvas intensas e irregulares, o que pode resultar em maior frequência de precipitações em Tucuruí e em outras áreas do Pará.
Devido ao aumento da instabilidade, as autoridades locais estão acompanhando a situação de perto e se preparando para eventuais alagamentos e impactos nas áreas mais vulneráveis, além de reforçar as ações de apoio à população afetada.
No último sábado (22), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve em Tucuruí para acompanhar de perto os trabalhos que estão sendo realizados na assistência para as famílias afetadas pelas enchentes em Tucuruí.
Na oportunidade, além da distribuição de kits de higiene pessoal e cestas de alimentos para os necessitados, o Governo do Pará também iniciou o cadastramento das famílias atingidas para entrarem no programa Recomeçar.
Tanto a Prefeitura de Tucuruí, quanto o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Estado estão trabalhando de forma conjunta para realizar resgates em áreas de risco e levantar informações sobre as famílias desabrigadas. As equipes estão atuando também no levantamento de imóveis que foram afastados de alguma forma pelas enchentes na região.
Leia também:
Deixe um comentário