CBF elege nova diretoria e paraense fica na vice-presidência

Além da eleição de Samir Xaud, paraense Ricardo Gluck Paul também foi anunciado como um dos vice-presidentes da entidade, neste domingo, 25

Samir Xaud foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após as eleições que foram realizadas na sede da entidade. O dirigente de Roraima assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029. Além dele, o paraense Ricardo Gluck Paul, que atualmente é presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), foi anunciado vice-presidente da entidade junto com outros sete nomes. São eles: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso e Rubens Renato Angelotti.

Mesmo sendo candidato único, Xaud não conseguiu unanimidade dos votos, como ocorreu nas eleições anteriores, que elegeram Ednaldo Rodrigues. Foram 103 pontos de um total de 141 possíveis. Ao todo, estiveram presentes 26 federações e 20 clubes. O que daria 108 pontos possíveis, portanto, pois voto de federação tem peso três, de clube da Série A, dois, e da Série B, um.

Os clubes que tinham declarado apoio a Reinaldo Carneiro Bastos há uma semana boicotaram o processo eleitoral, dispensando a possibilidade do voto online, proposto pela comissão eleitoral em dia de rodada do Brasileiro. Mas, por outro lado, o Cruzeiro, Operário e Santos furaram o boicote. Bragantino e Ferroviária disseram que viriam e não compareceram. A representação da Federação Paulista também não veio.

Clubes presentes:

  • Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória
  • Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda

“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.

A Federação Paraense de Futebol (FPF) se pronunciou em uma rede social e disse que a eleição de Ricardo é um reconhecimento nacional, fruto de muito trabalho, competência e do prestígio conquistado ao longo de muitos anos.

Leia também: