Na noite da última quinta-feira (09) por volta das 18h00, moradores do bairro da Marambaia flagraram um cavalo preso no meio do Canal Água Cristal, durante a chuva que atingia a capital paraense naquela tarde.
O animal recebeu o auxílio de alguns moradores para conseguir sair do canal. Segundo eles, o filho do “cuidador” do cavalo ainda teria tentado levar ele de volta para a sua residência, que era dentro do canal, mas inicialmente foi impedido pelos homens que fizeram o resgate.
Após muita discussão, os homens foram obrigados a devolver o cavalo para os donos, mas prometeram buscá-lo novamente com o auxílio da polícia.
Segundo testemunhas, o cavalo é frequentemente explorado e maltratado pelos donos, que obrigam o animal a carregar materiais da loja da família o dia inteiro e, após isso, o colocam em um curral dentro do canal, à mercê de todas as doenças do local, exposto ao sol e à chuva, sem o mínimo de cuidado ou empatia pelo animal.
Conforme a Lei 9.605/98, artigo 32, quem comete o crime de maus-tratos aos animais pode ser punido com detenção de três meses a um ano, além de multa.
Leia também:
Deixe um comentário