Capitão Poço: Helder pretere aliados e MDB entrega diretório municipal para Família Belo

Segue a todo vapor os movimentos e articulações para as eleições municipais em Capitão Poço, onde três grupos estão na disputa.

O atual prefeito João Tonheiro (PL), que é irmão do deputado estadual Antônio Tonheiro (PP) não terá vida fácil em sua tentativa de manter a família no poder, já que segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Doxa, somando todas as médias de 2023, o gestor é um dos piores avaliados no estado com apenas 45,70% de aprovação, além dos sucessivos problemas na gestão, principalmente relacionados a saúde, educação e segurança pública, onde ele próprio teve a casa invadida e assaltada no final do ano passado.

Outro fator que pode ser considerado determinante contra o clã Tonheiro é terem mudado de candidato a presidente na mesma eleição. Se no primeiro turno, fizeram campanha para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno abraçaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu as eleições de 2022 no município, obtendo 64,08% dos votos válidos.

O surpreendentemente apoio dos Tonheiro, praticando infidelidade partidária ao PL e a Bolsonaro, provavelmente seguiu as ordens expressas do governador Helder Barbalho (MDB).

BRIGA EM FAMÍLIA

Há quem afirme que a maior de todas as brigas é interna entre a Família Tonheiro, já que o deputado quer que sua filha Nayele seja candidata à prefeita, já o atual prefeito quer fazer da sobrinha Fernanda a sua sucessora. Vale lembrar que a esposa de Antônio, Socorro Tonheiro, é pré-candidata a prefeita em Garrafão do Norte, e o sobrinho dos irmãos, Marcos Tonheiro (MDB) é o atual prefeito e tenta a reeleição em Irituia.

OPOSIÇÃO

A oposição vem forte com o deputado estadual Erick Monteiro (Federação Cidadania23/PSDB), ex-vice-prefeito de Ananindeua, braço direito do prefeito Daniel Santos (MDB) e da primeira-dama, a deputada federal Alessandra Haber (MDB). A parceria tem rendido milhões em emendas parlamentares para o município, que já chegou até a negar ajuda na crise da saúde, por receio de ter o nome ofuscado por Erick.

Outro nome da oposição é o do veterano Raimundo Belo, nome conhecido na região e marido da deputada estadual Diana Belo (MDB), que é ex-prefeita e recentemente o levou para o partido presidido pelo ministro das Cidades, Jader Filho. O clã Belo ficará responsável pelo diretório municipal do partido de Helder Barbalho, que recebeu expressivos 76,88% dos votos válidos no município nas últimas eleições.

Com a decisão tomada pelo partido, Helder frustrou os irmãos Tonheiro e Erick Monteiro, que são aliados e entram na disputa eleitoral em desvantagem. Além de Capitão Poço, aliados de Helder Barbalho em outros municípios reclamam do apoio do governador aos seus adversários, que sempre atuaram contra os interesses políticos da família Barbalho e hoje estão sendo cooptados, sem que devida pactuação com quem sempre foi fiel a Helder.

Aguardemos os próximos capítulos para acompanhar como será o comportamento dos preteridos nos posicionamentos e principalmente nas votações na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Leia também: