Cães terapêuticos levam carinho e alegria a pacientes da ala pediátrica do Hospital Gaspar Vianna, em Belém

Crianças internadas na unidade receberam a visita de cães da raça Golden Retriever, em uma ação de terapia assistida por animais promovida pela ONG Conectar em parceria com o grupo "Goldens Belém"

Créditos: reprodução

Um encontro marcado por afeto e sorrisos transformou, nesta semana, a rotina da ala pediátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. Crianças internadas na unidade receberam a visita de cães da raça Golden Retriever, em uma ação de terapia assistida por animais promovida pela ONG Conectar em parceria com o grupo “Goldens Belém”.

A atividade integra um projeto voltado à humanização do ambiente hospitalar, com foco no bem-estar físico e emocional de crianças em tratamento. De forma lúdica e espontânea, os animais ajudam a criar vínculos afetivos, promovem a socialização e contribuem com a recuperação dos pacientes.

“O vínculo que se cria aqui é de amor verdadeiro. Eles fornecem carinho e recebem esse amor em troca”, contou Marília Eleres, integrante do grupo Goldens Belém.

Entre os pacientes que participaram da ação estava Keysson da Silva, de 11 anos, internado após uma cirurgia cardíaca. Natural de Água Azul do Norte, no sul do Pará, ele se emocionou ao reencontrar, mesmo que por alguns minutos, a presença canina que lhe remete ao convívio com os animais de casa.

“Ele ama cachorro, tem gato, tem cachorro em casa. Estava com saudade dos bichinhos dele. Essa visita deixou ele muito feliz”, disse a mãe, Rone Keila Barçanu.

Leia também: