Belém sedia encontro regional do Projeto Proteção com foco na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

Evento do SEST SENAT e da Childhood Brasil mobilizou atores sociais e diversos convidados de todos os estados da região Norte do país.

Créditos: reprodução

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência, o Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Norte foi realizado na manhã desta terça-feira (8), em Belém. A iniciativa do SEST SENAT, em parceria com a Childhood Brasil, reuniu instituições públicas e organizações da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Para Eva Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, o encontro reforça a necessidade de articulação intersetorial para garantir os direitos das crianças e adolescentes na região. “O resultado foi excelente, acima das expectativas. Plantamos uma semente muito boa ao promover um espaço de escuta e conexão entre instituições comprometidas com essa causa”, afirmou.

A escolha de Belém como ponto de partida para os encontros regionais está ligada à relevância da cidade no cenário nacional, especialmente diante de eventos de grande porte previstos para este ano. Raíssa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do SEST SENAT, informou que o evento contou com representantes das Unidades Operacionais da instituição nos estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Tocantins e Pará. A próxima edição ocorrerá em Fortaleza, com foco na região Nordeste.

Victor Zindeluk, diretor da Unidade Operacional do SEST SENAT em Belém, reforçou a meta ambiciosa do projeto: “Queremos zerar as estatísticas de violência contra crianças e adolescentes. Para isso, é fundamental que essa rede de proteção seja fortalecida e a informação disseminada em todos os níveis”.

Projeto Proteção

O Projeto Proteção – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma das principais ações de responsabilidade social do SEST SENAT. Com base no mapeamento da Polícia Rodoviária Federal, a iniciativa atua em áreas críticas, com alto risco para a exploração sexual infantojuvenil.

Entre 2018 e 2024, mais de 1,3 milhão de pessoas foram sensibilizadas em todo o país. Atualmente, 106 Unidades Operacionais do SEST SENAT desenvolvem ações presenciais do projeto, com previsão de expansão para todas as mais de 160 unidades até 2026.

Mais informações estão disponíveis no site:
🔗 sestsenat.org.br – Projeto Proteção

Leia também: