Belém recebe grande operação de limpeza e retirada de entulhos neste fim de semana; confira os bairros

Durante todo o final de semana serão usados mais de 57 caminhões compactadores e 456 agentes de limpeza irão trabalhar na coleta. A promessa é revolucionar a coleta e destinação do lixo em Belém.

A Prefeitura de Belém, em conjunto com a empresa Ciclus Amazônia, realizarão uma grande operação de limpeza e recolhimento de resíduos sólidos e entulhos no sábado (20) e domingo (21) em bairros de Belém. 

A ação visa intensificar a limpeza nos bairros onde foi detectado o maior problema de coleta, como Pedreira, Sacramenta, Marco, Marambaia, Barreiro, além de Telégrafo, Pratinha e Tapanã, todos na área da avenida Arthur Bernardes.

Foco no descarte irregular

A operação será realizada durante todo o final de semana, inclusive no domingo, onde não tem coleta domiciliar. Toda ação de limpeza vai atingir 60% de toda a área da cidade. O foco será a retirada de entulhos de obras e de resíduos sólidos, além da limpeza de áreas usadas como locais de descarte irregular de lixos.

“Como havia um acúmulo de lixo muito grande nesse setor, que abrange Pedreira, Sacramenta, Telégrafo até os distritos mais distantes, a Prefeitura de Belém, por meio da Ciclus Amazônia, fará uma coleta especial e emergencial do lixo nessas áreas, para que possamos regularizar o mais rápido possível a coleta domiciliar”, informa a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim.

Os serviços iniciarão a partir das 7h. Serão utilizados mais de 60 caminhões e cerca de 120 agentes atuarão na retirada de entulhos. Já no recolhimento de resíduos sólidos, serão usados mais de 57 caminhões compactadores e 456 agentes de limpeza irão trabalhar na coleta.

Propaganda antecipada

Pelas redes sociais muitos populares criticam o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) por ter aparecido nas redes sociais dizendo que a partir do dia 15 de Abril Belém passaria por uma “revolução” na coleta e destinação dos resíduos sólidos. Uma forte campanha publicitária foi iniciada pela prefeitura, mas os resultados não mudaram o cenário caótico que por anos levou a capital paraense à fama de uma das mais sujas e maltratadas do país.

Propaganda x realidade

Na última terça-feira (16), um morador gravou pelo seu celular as ruas que alagaram e o lixo que estava que estava na frente das residências ficou à deriva flutuando sob a água que inundou a via no bairro do Sideral.

Já na quarta-feira (17), moradores fecharam a Augusto Montenegro com lixo em protesto pela sujeira em Belém.

Leia também: