Belém recebe exposição ‘Retro/Ativa’ para celebrar os 20 anos de arte de Eder Santos

A exposição segue em exibição até 30 de março, na Casa das Onze Janelas, com entrada gratuita.

3 televisões ligadas
Reprodução / Agência Pará

Aberta no último sábado (10), Belém se torna o epicentro de uma celebração à arte e cultura com a exposição itinerante “Retro/Ativa” no Espaço Casa das Onze Janelas (Cojan). Esta exposição destaca a carreira do renomado artista multimídia Eder Santos, apresentando obras inéditas que abrangem mais de duas décadas de dedicação artística. A exposição estará na Casa das Onze Janelas até 30 de março, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 9 h às 17 h. 

Composta por 10 videoinstalações distribuídas em três salas da Cojan, a exposição “Retro/Ativa” oferece uma visão única da perspectiva barroca de Eder Santos, utilizando a tecnologia como uma linguagem inovadora de comunicação com o público visitante.

A proposta da exposição é envolver o público com a arte multimídia, desde experimentações com vídeo-amador até a interação com televisões.

O curador da exposição, Luis Gustavo Carvalho, destacou o impacto de “Retro/Ativa” na nossa relação com a imagem e os símbolos da realidade. “As videoinstalações nos convidam a refletir sobre paisagens, formas de comunicação e quebram as fronteiras entre a obra e o espectador.”

Este evento é promovido através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Estado do Pará Online com informações da Agência Pará.

Leia também: