Belém lança Roteiro Histórico Cultural do Círio com show e atrações locais

O mapa, produzido com as contribuições do historiador Michel Pinho e do artista Túlio Imbiriba, vai além do contexto religioso do Círio, abordando também aspectos culturais e profanos que envolvem a festividade.

Foto divulgação

Nesta quarta-feira (9), a cidade de Belém celebra o lançamento do Roteiro Histórico Cultural do Círio de Nazaré, um mapa impresso que destaca pontos históricos e eventos culturais, participantes e não participantes da programação oficial da maior festa popular do Pará. A cerimônia de lançamento acontece no Palácio Antônio Lemos, às 18h, e contará com apresentações de artistas locais. O evento é fechado para convidados.

O mapa, produzido com as contribuições do historiador Michel Pinho e do artista Túlio Imbiriba, vai além do contexto religioso do Círio, abordando também aspectos culturais e profanos que envolvem a festividade. A criação é uma iniciativa do gabinete da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) e a Prefeitura de Belém.

Segundo Michel, a iniciativa busca expandir a compreensão do Círio para além de sua dimensão religiosa: “O Círio é um processo histórico que ressalta a importância da cultura na formação da identidade e da história da nossa cidade.”

O show de lançamento contará com performances de grandes nomes da música paraense, como Eloi Iglesias, Alba Mariah, Ruth Costa e Sandrinha Eletrizante, que apresentarão um repertório de samba, ritmos regionais e canções populares. “Cantar no período do Círio é sempre uma honra. A energia dessa festa é única”, comenta Alba Mariah, que promete uma apresentação com canções icônicas como “Círios” e “Uirapuru.”

Além das atrações musicais, o evento contará com um culto ecumênico, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, da secretária municipal de Turismo, Júlia Gorayeb, e da deputada Lívia Duarte. O mapa traz ainda um importante símbolo cultural: a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré e o Menino Jesus com traços amazônicos, representando a identidade do povo paraense.

“O mapa é uma ferramenta educativa e turística que permitirá que tanto turistas quanto moradores de Belém explorem a cidade e sua cultura, perpetuando nossas tradições entre as gerações”, destacou a deputada Lívia Duarte.

Leia também: