‘Belém é muito pobre, vocês vão passar vergonha com a COP 30’, diz fundador do MBL Renan Santos

Declarações preconceituosas do empresário repercutem nas redes após críticas à escolha da capital paraense como sede da COP 30

Montagem mostra Renan Santos, do MBL, criticando Belém em podcast, com imagem de fundo de uma obra urbana usada para ironizar a infraestrutura da cidade.

O empresário e ativista político Renan Santos, fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), gerou revolta nas redes sociais ao desferir ataques considerados preconceituosos e desinformados contra Belém, capital do Pará, escolhida como sede da Conferência do Clima da ONU (COP 30), marcada para novembro 2025.

Durante a gravação de um podcast, o líder do MBL afirmou que “Belém do Pará é um grande favelão”. A declaração foi publicada em vídeo e acabou provocando reações indignadas.

Em sua fala, Renan Santos ainda ironizou as iniciativas da cidade para se preparar para a COP:

“Vocês vão botar árvore artificial. Que coisa de retardado, cara. Vocês tinham que estar preocupados com outra coisa. Vocês precisam de saneamento básico na cidade de vocês.”

O empresário também criticou a estrutura hoteleira da capital paraense, mencionando valores exorbitantes cobrados por hospedagens durante o evento:

“Tem hotel cobrando R$ 1 milhão e 250 mil na semana da COP, lá em Belém. Porque simplesmente não tem espaço nos hotéis para acomodar essa quantidade gigantesca de pessoas que vão vir para o Pará. Não vamos, não.”

A COP 30 deve reunir em Belém milhares de participantes, entre chefes de Estado, organizações internacionais, lideranças indígenas e representantes da sociedade civil.

Veja o vídeo:

Ver no Threads

Leia também: