Belém, a capital do Pará, alcançou um marco histórico na área de proteção ao cidadão. Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na última quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Política (CLP), Belém conquistou a segunda colocação nacional no pilar de segurança pública. Com 86,02 pontos, a cidade ficou atrás apenas de Florianópolis (89,02), consolidando-se como uma das capitais mais seguras do Brasil entre as 27 unidades da Federação.
Liderança no Norte, Belém ocupa o 1º lugar entre as capitais da região, superando Manaus, Rio Branco, Boa Vista, Porto Velho, Palmas e Macapá. A pesquisa, que utiliza métricas do setor privado para nortear a gestão pública, atribui à segurança pública o maior peso de avaliação (12,60%) entre os dez pilares temáticos do estudo.
O desempenho é ainda mais expressivo no indicador de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Neste quesito, Belém é a 1ª colocada do Norte, a 4ª entre todas as capitais brasileiras e a 6ª posição entre todos os municípios do País, com uma pontuação de 80,88.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ed-lin Anselmo, o resultado reflete o amadurecimento das políticas de Estado implementadas nos últimos sete anos. “A pesquisa reforça a evolução de Belém. O indicador de mortes violentas é justamente onde o trabalho das forças de segurança tem se concentrado para garantir a redução dos índices e o bem-estar dos paraenses”, ressaltou o titular da Segup.
Critérios de avaliação
O ranking do CLP é composto por 10 indicadores rigorosos, incluindo:
Mortes violentas e mortes a esclarecer;
Mortalidade de jovens por razões de segurança;
Mortalidade e morbidade no trânsito;
Morbidade hospitalar por acidentes de transporte.
Leia também:










Deixe um comentário