Após oito meses de intensos trabalhos de restauração e conservação, a Basílica de Nazaré apresentou hoje (17) as capelas laterais do lado esquerdo da igreja, agora restauradas e iluminadas. Esta é a primeira grande intervenção restaurativa completa na igreja em mais de um século de existência.
O extenso projeto de restauração abrangeu a recuperação do altar principal, telhado, forro, e das dez capelas laterais, além de elementos decorativos, vitrais e capitéis, que haviam se deteriorado com o tempo. A requalificação da cripta, situada no subsolo do santuário, também faz parte do projeto, com a previsão de novas funcionalidades para o local, incluindo visitas, pesquisas e celebrações de missas.
O trabalho está dividido em cinco fases. A primeira fase concentrou-se nas capelas laterais do lado esquerdo da nave, incluindo as capelas das Santas Mulheres, Sagrado Coração de Jesus, São José, Santa Teresinha e Nossa Senhora das Dores. Estes espaços passaram por revitalização completa, que incluiu a recuperação dos forros artísticos, recomposição de mosaicos e douramentos, limpeza e polimento dos revestimentos de mármore e bronze, e restauração dos vitrais.
Além disso, a área de acesso à cripta e ao confessionário também recebeu atenção especial. A restauração abrangeu ainda a recuperação dos lustres e do forro de madeira, a reintegração dos pisos, e a recuperação dos capitéis, frisos e elementos ornamentais.
Iniciado em novembro de 2023, o projeto envolve cerca de 100 profissionais, incluindo arquitetos, engenheiros, restauradores, mestres de obras, operários, e equipes de administração e comunicação. Para garantir a segurança, foram realizados cursos e treinamentos específicos, conforme exigido pelo Ministério do Trabalho.
Leia também:
Deixe um comentário