Bancada Cristã: veja como votaram os deputados do Pará na urgência da proposta - Estado do Pará Online

Bancada Cristã: veja como votaram os deputados do Pará na urgência da proposta

Parlamentares paraenses acompanharam majoritariamente o resultado nacional, que teve 398 votos a favor e 30 contrários

Na votação que aprovou o regime de urgência para o projeto que cria a Bancada Cristã na Câmara dos Deputados, a maioria da bancada paraense acompanhou a tendência nacional e votou a favor da proposta. Apenas uma minoria se posicionou contra a medida, considerada polêmica por associar representação política a crenças religiosas.

O requerimento de urgência foi aprovado por ampla maioria, dispensando análise prévia em comissões e permitindo que o Projeto de Resolução 71/2025 vá direto ao plenário. A proposta foi articulada pelos presidentes das frentes evangélica e católica, Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), e teve apoio declarado de líderes ligados a partidos conservadores.

Posição dos deputados paraenses

Os parlamentares do Pará seguiram a orientação das principais lideranças partidárias. Não houve destaque de voto contrário entre os representantes do estado nas notícias da Casa.

Airton FaleiroPTSim
Antônio DoidoMDBSim
Delegado CaveiraPLSim
Dra. Alessandra HaberMDBSim
Henderson PintoMDB
José PrianteMDB
Keniston BragaMDBSim
Pastor Claudio MarianoUnião BrasilSim
Renilce NicodemosMDB
Andreia SiqueiraMDB
Del. Éder MauroPLSim
Dilvanda FaroPTSim
Elcione BarbalhoMDBSim
Joaquim PassarinhoPLSim
Júnior FerrariPSDSim
Olival MarquesMDBSim
Raimundo SantosPSDSim

A adesão quase unânime dos deputados paraenses à proposta ocorre num momento em que o Legislativo mantém paradas pautas de maior impacto social, como a revisão das jornadas de trabalho e o fortalecimento de políticas públicas. A priorização da pauta religiosa reforça o questionamento sobre o papel do Estado laico e o foco do Congresso em temas de natureza moral.

Leia também: