Em entrevista exclusiva ao PODERCAST, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), revelou os bastidores da ascensão meteórica de sua gestão ao topo do ranking brasileiro de desempenho na saúde básica. Com um impressionante Índice Sintético Final (ISF) de 9,49, o município paraense não só alcançou a liderança como também se destacou como o único a se aproximar da nota máxima, 10.
Ananindeua mantém sua posição de destaque entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, liderando o Ranking de Desempenho da Saúde Básica no último quadrimestre do ano, segundo avaliação do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. O município conquistou esse feito graças a um conjunto de critérios avaliados pelo programa, que incluem atendimento a gestantes, crianças, exames preventivos, vacinação, saúde bucal e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes.
O segredo por trás dessa transformação impressionante? De acordo com o prefeito Daniel Santos, médico de profissão, sua gestão implementou uma série de mudanças significativas e positivas na saúde pública de Ananindeua. “Quando assumimos há três anos, vimos uma avaliação muito baixa que refletia a realidade da época. Decidimos trabalhar para mudar isso e tornar a saúde do nosso município uma referência para outros”, explicou o prefeito.
Investimentos em reformas, ampliação e capacitação profissional, expansão das equipes e da rede de atendimento, juntamente com a implementação do prontuário eletrônico para agilizar o atendimento, foram algumas das ações que impulsionaram Ananindeua do fundo do ranking, onde estava em 2022 com um ISF de 2,87, para o topo em apenas dois anos.
O resultado obtido pelo Previne Brasil é motivo de orgulho para a gestão municipal, que vê nele a validação de sua estratégia de governo. “Não só chegamos lá no topo, mas estamos conseguindo nos manter nessa posição. É gratificante e mostra que estamos no caminho certo”, concluiu o prefeito Dr. Daniel Santos.
Leia também:
Deixe um comentário