Alunos em Senador José Porfírio estão sem aulas há dois meses por falta de professores

Desde 30 de agosto, 16 estudantes, do primeiro ao quinto ano, estão prejudicados pela paralisação das atividades.

Mães de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nova Esperança, em Senador José Porfírio, Pará, denunciam que os filhos estão sem aulas há dois meses devido à falta de professor. Desde 30 de agosto, 16 estudantes, do primeiro ao quinto ano, estão prejudicados pela paralisação das atividades. As famílias compartilham vídeos nas redes sociais, cobrando uma solução do poder público.

Segundo uma das mães, a prefeitura justificou a ausência de contratação devido ao período eleitoral. Mesmo com o término das eleições, a situação permanece sem solução. Em nota, a administração municipal confirmou a interrupção das aulas, mencionando que a professora responsável deixou o cargo e o município.

A prefeitura explicou que, por exigência legal, não pôde contratar um substituto durante as eleições, pois a vaga não se enquadrava como “essencial” para contratações em período eleitoral. Foi feita uma solicitação judicial para obter permissão especial de contratação, mas a autorização foi negada. Após as eleições, um novo requerimento foi apresentado e está em análise pela Justiça, aguardando um parecer.

Leia também: