As derrotas de candidatos apoiados por Helder Barbalho (MDB) em colégios eleitorais estratégicos podem acender um grande alerta para as pretensões de poder do MDB nos próximos anos. Ananindeua, Marabá e Parauapebas foram duros golpes para o governador.
Em Santarém, uma dessas cidades estratégicas, com o terceiro maior colégio eleitoral do Pará, atrás apenas de Belém e Ananindeua, haverá disputa no segundo turno entre José Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL) – uma eleição, além de Belém, vista como prioridade emedebista.
Pelas pesquisas de intenção de voto publicadas nos últimos meses na cidade, já esperava-se um pleito muito disputado. De um lado, o candidato apoiado por Helder Barbalho, figura importante que pode ser crucial em uma tentativa de sucessão pelos Barbalhos no Pará; de outro, um candidato bolsonarista.
Zé Maria Tapajós liderou a maior parte da votação, somando 49,71% (94.321) dos votos, enquanto JK do Povão obteve 41,94% (79.506), uma diferença de aproximadamente 15 mil votos para o emedebista.

As eleições na cidade têm grande importância estratégica para 2026, quando Helder, o atual governador, não poderá mais concorrer e terá que indicar outro nome para a sucessão no estado.
O atual governador teve duas derrotas significativas, como em Marabá, com a vitória de Toni Cunha (PL) sobre Chamonzinho (MDB) e Paraupebas, onde Aurélio Goiano (Avante) venceu – ambos são bolsonaristas. Mas também teve vitória incontestável em Canaã dos Carajás, com a atual prefeita e apoiadora do governador Josemira Gadelha (MDB), que teve mais de 40 mil votos ou 80% do eleitorado local.



Em Castanhal, porém, Hélio Leite (União Brasil) venceu Paulo Titan (MDB). A diferença foi de quase 9 mil votos.

Segundo turno apenas em Belém e Santarém
Belém e Santarém serão as únicas cidades do Pará a ter segundo turno. Na capital, Éder Mauro (PL) e Igor Normando (MDB) disputarão a eleição, prevista para o dia 27 de outubro. Uma vitória do emedebista seria uma grande vitória estratégica do partido no estado.
Partidos com mais prefeituras
Mesmo com as derrotas em colégios eleitorais estratégicos, o MDB venceu em 85 municípios, se consolidando cada vez mais como o principal partido político do Pará, embora a meta traçada no início do ano era de vencer em ao menos 100 prefeituras. Confira!
- MDB – 85 municípios
- PP – 16 municípios
- União Brasil – 14 municípios
- PSD – 14 município
Leia também:
Deixe um comentário