Aeroporto de Belém bate recorde de entrega com 3,9 milhões de passageiros em 2024

Diariamente, o terminal realiza cerca de 100 pousos e decolagens, envolvendo 11,2 mil passageiros. São 2,8 mil operações mensais, com uma média de 330 mil viajantes atendidos

Créditos: Uchôa Silva

O Aeroporto Internacional de Belém (PA) alcançou, em 2024, uma marca histórica de 3,9 milhões de passageiros até o momento, um crescimento de cerca de 8% em relação ao ano anterior. Para comemorar o feito, o ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu neste domingo (15) os passageiros que simbolizam o registro a bordo do voo 3704 da LATAM Brasil, vindo de Brasília.

A passageira Andrya Dionísio de Brito foi escolhida como símbolo do marco e comentou a alegria de participar da celebração. O evento contou ainda com a presença do secretário de autoridades do Pará, como o secretário estadual de Turismo, Eduardo Costa, e representantes da Norte da Amazônia Airports (NOA), supervisão do terminal.

Créditos: Uchôa Silva

Registros registrados pelo Aeroporto de Belém em 2024:

  • Maio : Maior movimento mensal até então, com um crescimento de 12% em relação a 2023.
  • Primeiros cinco meses: 1,5 milhão de passageiros, 12% acima do mesmo período do ano anterior.
  • Junho : Recorde mensal de 420 mil passageiros, superado apenas por outubro, devido às festividades do Círio de Nazaré.
  • Expectativa anual : encerrar o ano com mais de 4 milhões de passageiros, maior número da história do aeroporto.

O Aeroporto, que comporta até 7,7 milhões de passageiros por ano, está passando por obras de ampliação realizadas pela NOA, responsável desde setembro de 2023. As melhorias incluem a modernização do terminal, ampliação de posições para aeronaves, requalificação de áreas internas e novas salas de climatização, infraestrutura comercial e operacional, garantindo o preparo para eventos como a COP 30 em 2025.

O ministro Celso Sabino destacou que os números reforçam a importância de Belém no turismo nacional e sua capacidade de assistir grandes eventos internacionais. “Esse registro é fruto de esforços conjuntos do governo federal, estado e parceiros privados, demonstrando o potencial crescente do turismo em nossa região”, afirmou.

Créditos:Uchôa Silva

Informações Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia também: