Advogados protestam contra desembargador que disse que “gravidez não é doença”

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA) realizou um ato público em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e em outras 29 subseções da OAB Pará contra o desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho. Ele, que presidia a 4ª TRT8, disse que ‘gravidez não é doença’ após advogada faltar para dar à luz, se demonstrando contrário ao adiamento da audiência pela justificativa da profissional.

Leia também:

De acordo com a OAB, desembargador também desrespeitou prerrogativas de outros dois advogados. O Tribunal informou que o desembargador deu entrada na aposentadoria na última segunda-feira (16).

Durante sessão extraordinária do Conselho Seccional da OAB/PA na última segunda-feira (16), conselheiros aprovaram por aclamação a realização do ato.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB/PA) apresentaram uma reclamação disciplinar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última sexta-feira (13), com pedido de afastamento de cargo do desembargador.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região informou que o desembargador encontra-se em licença médica de quinze dias, iniciada na última segunda-feira (16), quando também deu entrada formal no pedido de aposentadoria normal, por já contar o tempo de serviço e contribuição para isso. O órgão disse ainda que na mesma data ele foi intimado pela corregedora regional da Reclamação Disciplinar, instaurada pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, para apresentação da defesa.

Leia também: