Inscrições para cursos de especialização da Seduc encerram nesta terça-feira (18)

As aulas terão início em 10 de março de 2024, com conclusão prevista para 5 de dezembro de 2025. O formato de ensino é híbrido, combinando momentos síncronos semanais

Os professores da rede pública estadual do Pará têm até esta terça-feira (18) para se inscrever nos cursos de especialização em Educação Contemporânea, com ênfase em Educação Ambiental e Educação Financeira. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) em parceria com o Instituto Ânima, oferece pós-graduação gratuita e 100% EAD. As inscrições devem ser realizadas pelo site do Instituto.

Qualificação gratuita e formação continuada

Com duração de 10 meses, os cursos têm o objetivo de enriquecer a prática pedagógica dos docentes e ampliar sua atuação dentro e fora da sala de aula. Para o diretor de Formação da Seduc, Raimundo Corrêa, essa qualificação é fundamental para o crescimento profissional dos professores.

“Participar dos cursos de especialização em Educação Financeira e Educação Ambiental é importante porque eles contribuem para a formação profissional e pessoal dos professores. Além disso, representam uma nova janela de aprimoramento e incentivam escolhas mais equilibradas e sustentáveis, tanto no aspecto financeiro quanto ambiental”, destaca Corrêa.

As aulas terão início em 10 de março de 2024, com conclusão prevista para 5 de dezembro de 2025. O formato de ensino é híbrido, combinando momentos síncronos semanais (com interação em tempo real pelo Microsoft Teams) e momentos assíncronos, nos quais os materiais ficam disponíveis na plataforma Ulife para acesso a qualquer momento.

Detalhes dos cursos

Especialização em Educação Financeira
• Carga horária: 380 horas
• Estrutura: três módulos de 120 horas + TCC (Projeto de Intervenção, 20h)
• Temas abordados: gestão financeira, impacto da escassez, prevenção contra golpes e fraudes, comportamento financeiro e panorama econômico

Especialização em Educação Ambiental
• Carga horária: 380 horas
• Estrutura: três módulos de 120 horas + TCC (Projeto de Intervenção, 20h)
• Temas abordados: aprendizagem social, interseccionalidade, desafios ambientais e especificidades do território

Um dos diferenciais da formação é a possibilidade de escolha de disciplinas eletivas, permitindo que os professores personalizem o curso de acordo com suas áreas de interesse e atuação.

Última chance para inscrição

Os interessados devem garantir a inscrição até o fim do dia 18 de fevereiro, diretamente no site do Instituto Ânima. As especializações são totalmente gratuitas e voltadas exclusivamente para professores da rede pública estadual do Pará.

Leia também: