Detran destrói 68 descargas de motos irregulares em Santarém

Os veículos foram recolhidos durante a Operação Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora e a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) realizou, nesta terça-feira (11), a destruição de 68 escapamentos irregulares de motocicletas apreendidas durante ações de fiscalização em Santarém, na região de integração Baixo Amazonas. Os veículos foram recolhidos no âmbito da Operação Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora e a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados.

A ação, realizada em parceria com a Polícia Militar, também visa reduzir a perturbação do sossego público e promover um trânsito mais seguro e responsável. O chefe da fiscalização do Detran, Arlisson Figueira, destacou que os condutores autuados devem substituir os escapamentos irregulares dentro do prazo estipulado. Caso contrário, os veículos poderão ser removidos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Operação Silêncio será intensificada ao longo do mês de fevereiro, com foco na fiscalização de escapamentos irregulares e no uso excessivo de som automotivo. Segundo o Detran, a iniciativa reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito e o compromisso dos órgãos de segurança com a ordem pública.

Penalidades

O Código de Trânsito Brasileiro considera infração média a utilização de equipamentos de som que perturbem o sossego público, assim como o uso de alarmes ou dispositivos sonoros em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As penalidades incluem multa no valor de R$ 195,23, além de apreensão, remoção e retenção do veículo até a regularização, e a aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também: