Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com novos municípios

O Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, define as áreas prioritárias para políticas públicas no setor

Projeção de crescimento econômico do Pará e maior do que a média nacional.
Projeção de crescimento econômico do Pará e maior do que a média nacional. Foto: Alexandre Costa / Ag. Pará

Em janeiro, o Estado do Pará consolidou ainda mais sua posição no cenário turístico nacional com a renovação de quatro municípios no Mapa do Turismo Brasileiro: Almeirim, Anapu, Oriximiná e Tucumã. Além disso, Monte Alegre foi incluído pela primeira vez, ampliando a representatividade do Estado nesse importante instrumento de planejamento e desenvolvimento turístico do governo federal.

O Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, define as áreas prioritárias para políticas públicas no setor. A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de gestão turística, estando apto a captar recursos para investimentos em infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e outros projetos estratégicos.

Hugo Almeida, interlocutor estadual do PRT e gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), destacou a relevância dessas atualizações. Segundo ele, “a permanência de municípios no Mapa demonstra continuidade na gestão pública, enquanto as novas inclusões representam oportunidades de impulsionar as economias locais, valorizar culturas regionais e atrair investimentos”.

Expansão do Turismo Paraense

A inclusão de Monte Alegre reflete os esforços contínuos da Setur em expandir o turismo para novas áreas do Estado, reconhecendo o potencial turístico de diferentes regiões. O município é conhecido por suas riquezas naturais e culturais, que agora ganham maior visibilidade no cenário nacional.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enfatizou a importância dessas conquistas. “A integração de mais municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo do nosso compromisso em estruturar o setor em todo o Estado. Isso não apenas fortalece o turismo regional, mas também gera emprego, renda e oportunidades para a população paraense. Com essas atualizações, o Pará reforça seu compromisso com o desenvolvimento turístico sustentável, buscando sempre valorizar as potencialidades locais e promover o crescimento econômico e social das comunidades envolvidas”, destacou Eduardo Costa.

Leia também: