A Prefeitura de Parauapebas interditou as pontes sobre os rios Parauapebas e Itacaiúnas devido às más condições estruturais, conforme laudo técnico da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). A decisão foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município na última terça-feira (28).
A ponte do rio Parauapebas, localizada próximo ao balneário City Park, passará por uma reforma completa, incluindo a troca dos pranchões da pista de rolamento, reforço no guarda-corpo e melhorias no tabuleiro. Segundo o secretário de Obras, Roginaldo Rocha, após a manutenção, a ponte será restrita a veículos leves, motocicletas e pedestres, proibindo o tráfego de veículos pesados.
Já a ponte do rio Itacaiúnas, situada na região do Contestado, que atende tanto Parauapebas quanto Marabá, tem sua manutenção compartilhada entre os dois municípios. O engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco, explica que a estrutura mista de concreto armado e aço foi originalmente projetada para um tráfego mais leve, mas o fluxo intenso de caminhões bitrem e veículos com sobrepeso comprometeu os pilares, colocando a ponte em risco de colapso.
Enquanto as obras são realizadas, moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, podem utilizar uma estrada alternativa, cuja manutenção foi concluída recentemente, garantindo trafegabilidade segura para veículos de qualquer porte.
Leia também:
Deixe um comentário