Presidente da Cosanpa é indicado por Lula para a Agência Nacional de Mineração

Entre 2006 e 2021, ele foi gerente de relações institucionais da mineradora Vale. Além disso, já atuou como presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme).

O presidente da Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa), José Fernando De Mendonça Gomes Júnior, foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM). A indicação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (16).

A indicação faz parte de uma lista de 17 nomes escolhidos por Lula para cargos de direção em agências reguladoras. Todos os indicados deverão passar por sabatina no Senado Federal antes de assumirem suas funções oficialmente.

José Fernando Gomes Júnior possui ampla experiência no setor mineral. Entre 2006 e 2021, foi gerente de relações institucionais da mineradora Vale. Além disso, já atuou como presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme). Desde fevereiro de 2023, ele ocupa a presidência da Cosanpa.

A Agência Nacional de Mineração, criada em 2017 pela Lei n.º 13.575, substituiu o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Sua principal responsabilidade é regular e fiscalizar as atividades relacionadas ao aproveitamento dos recursos minerais no Brasil.

Leia também: