Uma ação integrada da Base Integrada Fluvial de Segurança Pública (Candiru), em Óbidos, realizada na última quarta-feira (12), investigada na prisão de três pessoas por tráfico de drogas e de uma mulher por corrupção de menores. A operação faz parte das atividades da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), a Polícia Militar e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Operação ” Protetor das Fronteiras e Divisas”.
De acordo com Luciano de Oliveira, secretário de Segurança Pública em exercício, o trabalho integrado visa combater crimes como tráfico de drogas e exploração sexual em rotas fluviais estratégicas. “Nossos agentes apreenderam drogas transportadas pela rota fluvial e identificaram a prática de exploração sexual. As fiscalizações contínuas nas rotas mais sensíveis têm potencializadas as ações de policiamento, inibindo crimes e fortalecendo a segurança fluvial”, destacou.
Tráfico de drogas
Durante a fiscalização de rotina no ferryboat “Golfinho do Norte”, que faz a rota Manaus-Santarém, o cão farejador encontrou um compartimento secreto em um veículo. No local, estavam escondidos 11 comprimidos de crack, totalizando 11,7 kg. Além disso, os agentes encontraram documentos de identidade falsos com o motorista e dois acompanhantes. Os três foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos.
Exploração sexual
Na mesma embarcação, uma menor de idade foi encontrada sem documentos legais, acompanhados de uma mulher. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar de Óbidos, um menor relato que foi causado a se deslocar para Santarém para exploração sexual. A mulher foi presa e responderá por corrupção de menores.
O diretor do Gflu, coronel PM José Vilhena, destacou os resultados da operação: “Estamos operando de forma contínua para garantir maior segurança nas rotas fluviais e inibir práticas criminosas na região de Óbidos e em todo o estado”.
Informações Agência Pará
Leia também:
Deixe um comentário