Atleta paraense busca 4º título no campeonato internacional de Kung Fu, em São Paulo

Sem patrocínio formal, Renan conta com o apoio de amigos e parceiros que contribuem com rifas e ações para arrecadar fundos que pagam as despesas de viagem e estadia em São Paulo

Créditos; divulgação

O atleta paraense Renan Felizardo disputará, nos dias 23 e 24 de novembro, a 20ª Copa Internacional do Campeonato Brasil de Kung Fu , competição promovida pela Liga Brasileira de Kung Fu (LBKF). O evento, que ocorrerá no Ginásio Esportivo Municipal Djaniro Pedroso, em Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo, reunirá atletas de diversas partes do mundo em modalidades como Taolu (formas tradicionais de Kung Fu), Wushu competitivo (moderno), Tai Chi Chuan , combate Sanda (Boxe Chinês) e Shuai Jiao.

Renan, tricampeão mundial e dono de diversos outros títulos nacionais e internacionais, representa o Pará e o Brasil na competição. Ele participará de modalidades como Wushu, Sanda e Tai Chi Chuan, integrando também a seleção brasileira.

Com 34 anos, Renan está próximo do limite de idade da categoria adulto (35 anos) e vê na experiência e no foco nos treinos suas maiores vantagens para enfrentar adversários mais jovens e com maior vigor físico. “Será um grande desafio competir com atletas mais jovens e de países como Estados Unidos, México, China e outros da América do Sul. Mas com a dedicação que tenho nos treinos, acredito no título”, afirmou o atleta.

Renan, que também é coordenador de um instituto voltado para Kung Fu, lamenta a falta de incentivo ao esporte no Pará. “Há muito potencial no estado para crescer no cenário nacional, mas a falta de políticas públicas é um obstáculo. Por meio do instituto, já conquistamos 38 medalhas para o Pará, mas hoje sou o único representante do estado na competição, pois outras atletas não se classificaram”, explicou.

Sem patrocínio formal, Renan conta com o apoio de amigos e parceiros que contribuem com rifas e ações para arrecadar fundos que pagam as despesas de viagem e estadia em São Paulo.

O campeonato, organizado pela Liga Brasileira de Kung Fu (LBKF), é uma das maiores competições internacionais da modalidade realizada no Brasil. A expectativa é que atletas de países como China, Estados Unidos e México, além de diversas nações da América do Sul, participem do evento.

As disputas ocorreram no Ginásio Esportivo Municipal Djaniro Pedroso, localizado no centro de Santa Bárbara d’Oeste, interior paulista, e promete reunir talentos de diferentes estilos e categorias do Kung Fu.

Leia também: