Um incêndio de grandes proporções já destruiu mais de dois mil hectares na Terra Indígena (TI) Anambé, localizada no alto rio Cairari, em Moju, nordeste do Pará. Equivalente a aproximadamente 1.851 campos de futebol, a área devastada afeta as aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu. O fogo, que começou no dia 28 de outubro, pode ter se iniciado em uma fazenda vizinha, onde o pasto foi queimado de forma descontrolada, espalhando-se para a TI.
O incêndio, ativo há mais de uma semana, ameaça áreas preservadas e tem gerado intensa fumaça, prejudicando a saúde dos indígenas, especialmente crianças e idosos, que enfrentam dificuldades respiratórias. A comunidade, com o auxílio de uma brigada do Corpo de Bombeiros, combate as chamas, mas enfrenta dificuldades.
Para ajudar nas ações de combate e apoio à população, estão sendo solicitadas doações de água mineral, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e equipamentos de brigada de incêndio. Os donativos podem ser entregues no posto de coleta localizado na Rua Gonçalves Ferreira, nº 471, bairro do Telégrafo, em Belém, com Danielle Souza. Também é possível contribuir financeiramente via PIX para o CPF 556.347.612-04, em nome do cacique geral Tedy Max Santos Anambé.
Leia também:
Deixe um comentário