Prefeitura de Óbidos decreta situação de emergência devido à grave seca na região

A estiagem afetou diretamente a área de várzea, causando danos significativos à população local, especialmente aos pescadores, que dependem dos rios para sua subsistência.

A Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, declarou situação de emergência no município em decorrência da grave seca que tem assolado a região. A estiagem afetou diretamente a área de várzea, causando danos significativos à população local, especialmente aos pescadores, que dependem dos rios para sua subsistência. O município foi incluído na lista do governo federal para receber auxílio emergencial destinado a quase 100 mil pescadores prejudicados pela seca na Região Norte.

A situação crítica em Óbidos foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que encaminhou um ofício ao Ministério da Pesca e Aquicultura com a relação dos municípios afetados. O reconhecimento foi possível após a publicação do Decreto nº 535, de Situação de Emergência Nível II, pela Prefeitura de Óbidos, no dia 24 de setembro.

O levantamento que embasou o decreto foi realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que identificou os danos humanos, ambientais e privados causados pela estiagem. O município também se amparou nos decretos Estadual e Nacional, que reconhecem a gravidade da seca na região e a necessidade de ações emergenciais para mitigar seus impactos.

As autoridades locais seguem monitorando a situação, enquanto aguardam a chegada de recursos e auxílio federal para apoiar os pescadores e outros moradores das áreas afetadas.

Leia também: