Neste domingo (6), os eleitores de Belém poderão utilizar os ônibus gratuitamente das 4h às 23h59. Durante esse período, as catracas estarão desbloqueadas e não haverá cobradores a bordo. Os passageiros poderão acessar terminais, estações e paradas sem pagamento, devendo desembarcar pela mesma porta utilizada para embarcar: quem entrar pela frente deve sair pela frente e quem entrar pela traseira deve descer pela traseira.
Essa medida, estabelecida pelo decreto municipal nº 112.424, publicado no Diário Oficial de 27 de setembro, é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e visa garantir o direito ao voto de todos os eleitores.
Para implementar a gratuidade, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) enviou orientações às empresas de transporte, que devem manter a frota de ônibus igual à dos dias úteis para atender a demanda nas zonas eleitorais. Além disso, agentes da Semob realizarão uma operação especial de fiscalização nos terminais e nas linhas do BRT para garantir o cumprimento da normativa.
Leia também:
Deixe um comentário