Comando do 4º Distrito Naval se ilumina de azul para celebrar o Dia Marítimo Mundial

A data é celebrada há 46 anos pelos Estados-Membros da Organização Marítima Internacional

A sede do Comando do 4º Distrito Naval, no bairro da Cidade Velha, em Belém (PA), estará iluminada de azul na noite desta quinta-feira (26), em comemoração ao Dia Marítimo Mundial. A data foi instituída em 1978 pela Organização Marítima Internacional (IMO), agência da Organização das Nações Unidas encarregada de regular o transporte marítimo.

O Dia Marítimo Mundial é comemorado sempre na última quinta-feira de setembro e conta com o apoio de 175 países-membros da IMO, bem como várias organizações intergovernamentais com as quais a IMO coopera em questões de interesse mútuo. O objetivo é fortalecer o entendimento da atividade marítima como imprescindível para a manutenção da economia e do comércio global, além de promover a segurança da navegação, divulgar ações que protegem o ambiente marinho e destacar os feitos dos profissionais do mar.

De acordo com as Nações Unidas, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas em navios. A porcentagem é ainda maior nos países em desenvolvimento.

Cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial

Como parte das celebrações do Dia Marítimo Mundial, em Belém, o Comando do 4º Distrito Naval prestará homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à manutenção do comércio marítimo. No dia 26 de setembro, aquaviários serão condecorados com as Medalhas Mérito Marítimo, em cerimônia no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

Serão agraciados: a Capitão de Cabotagem Tereza Cristina Vieira dos Santos; o Capitão de Longo Curso Gilberto de Lima Cerdeira; e a Capitão de Cabotagem Tayane Calado Chaves.

A Medalha Mérito Marítimo, criada pelo Decreto nº 9.090/2017, destina-se a reconhecer o mérito dos aquaviários da Marinha Mercante Brasileira que tenham se distinguido pela exemplar dedicação à profissão.

Regata

No dia 28 (sábado), a partir das 8h, o CIABA sediará uma Regata em alusão ao Dia Mundial Marítimo. Os clubes Paysandu, Clube do Remo, Tuna Luso Brasileira e Guajará disputarão a 3ª Etapa do Campeonato Paraense de Remo. Haverá, ainda, competição de Vela entre alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e velejadores das marinas e iates clubes de Belém, nas classes Laser e Oceano.

Leia também: