Pesquisa AtlasIntel aponta liderança de Igor Normando com 43,7% dos votos pela Prefeitura de Belém

O levantamento mostra o Delegado Éder Mauro (PL) em segundo lugar, com 25,7% das intenções, enquanto o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), aparece em terceiro, com 16,1%.

O candidato Igor Normando (MDB) surge como líder na disputa pela prefeitura de Belém, com 43,7% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, a pedido do site UOL/Folha. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (25), mostra o Delegado Éder Mauro (PL) em segundo lugar, com 25,7% das intenções, enquanto o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), aparece em terceiro, com 16,1%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Além dos três primeiros colocados, outros candidatos somam pequenas porcentagens, como Thiago Araújo (Republicanos), com 3,7%, e Jefferson Lima (Podemos), com 2,4%. Entre os eleitores, 2,9% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 1% não soube responder.

– Igor Normando (MDB): 43,7%

– Delegado Éder Mauro (PL): 25,7%

– Edmilson Rodrigues (PSOL): 16,1%

– Thiago Araújo (Republicanos): 3,7%

– Jefferson Lima (Podemos): 2,4%

– Well (PSTU): 2,2%

– Ítalo Abati (Novo): 1,6%

– Raquel Brício (UP): 0,6%

– Delegado Eguchi (PRTB): 0,1%

– Não sabe/Não respondeu: 1%

– Branco/Nulo: 2,9%

Cenários para o segundo turno

No cenário de um segundo turno, Igor Normando venceria tanto o Delegado Éder Mauro quanto Edmilson Rodrigues com ampla vantagem. Em um eventual confronto com Éder Mauro, Normando teria 56,7% dos votos contra 30,9% do candidato do PL. Se enfrentasse Edmilson Rodrigues, a vantagem seria ainda maior, com 56,7% contra 19,5%.

Já num cenário em que o Delegado Éder Mauro disputasse com Edmilson Rodrigues, ele venceria com 47,3% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito teria 37,6%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 24 de setembro com 1204 eleitores de Belém, utilizando o método de Recrutamento Digital Aleatório (RDR). O nível de confiança do levantamento é de 95%, e ele foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA-00296/2024.

Leia também: