Professor Gilmar Pereira é nomeado novo reitor da UFPA

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (23) e será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima sexta-feira (27).

Professor Gilmar no campus da Universidade Federal do Pará. Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) publicou o nome do professor Gilmar Pereira como o novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (23) e será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima sexta-feira (27). Gilmar vai começar o mandato de quatro a partir do próximo dia 15 de outubro.

No dia 11 de outubro irá acontecer a cerimônia de transmissão do cargo, o evento está marcado para às 10h, no Campus da UFPA. Além do professor Gilmar, o MEC também publicou o nome da vice-reitora da universidade, Loiane Prado Verbicaro.

Eleição

Na eleição, os professores Gilmar Pereira e Loiane Silva obtiveram 62,6% dos votos válidos, totalizando 9.340 votos. A votação incluiu 64,9% dos docentes (1.478 votos), 60,8% dos técnicos-administrativos (1.036 votos) e 62,4% dos estudantes (6.826 votos). A chapa “+UFPA: Autonomia, Excelência e Inclusão”, liderada por Gilmar e Loiane, foi a mais votada, segundo informações da Universidade Federal do Pará.

Quem é Gilmar Pereira

Gilmar Pereira da Silva, de 62 anos, nasceu em Governador Archer, Maranhão, e atualmente é vice-reitor da Universidade Federal do Pará, cargo que ocupa desde 2016, sendo reconduzido em 2020. Ele é graduado em Pedagogia e especialista em História da Amazônia pela UFPA, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gilmar também é professor titular da UFPA e foi coordenador do Campus de Tocantins/Cametá entre 2006 e 2014. Além disso, atuou como Secretário Municipal de Educação em Cametá entre 2014 e 2016.

Leia Também: