Semana do Patrimônio oferece atividades gratuitas em museus do estado

Confira a programação, que começa no dia 13 e segue até 18 de agosto.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove, entre os dias 13 e 18 de agosto, o evento “Premar do Patrimônio” em celebração à Semana do Patrimônio Cultural, com uma série de atividades gratuitas em diversos museus do estado. O evento é realizado em alusão ao “Dia do Patrimônio Cultural”, comemorado em 17 de agosto, e visa a valorização e preservação do patrimônio cultural.

A programação começa com a exposição “Repara Aí, Mana!”, que estará aberta no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) das 9h às 17h. A mostra destaca obras de artistas mulheres do acervo do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).

Nos dias 14 e 17, das 10h às 12h, será realizada a visita ilustrada “Um Museu a Céu Aberto” na varanda superior do Cojan. A atividade vai explorar as edificações históricas e o complexo paisagístico Feliz Lusitânia.

O Museu do Estado do Pará (MEP) promoverá, nos dias 15 e 17, uma oficina de grafismo inspirada na exposição “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”. A oficina, conduzida por Ana Karolina Gomes e Andrea Lemos Rita Silva, será acompanhada da “Vivência de Construção e Criação: Montagem de Maquetes dos Prédios Históricos de Belém”.

Ursula Vidal, titular da Secult, ressalta a importância da programação para conectar o público aos museus, enfatizando a mudança de percepção sobre esses espaços. “Queremos que os museus sejam vistos não apenas como locais de preservação, mas como ambientes onde a cultura é vivida e experimentada. Esta semana é um convite para que as pessoas se envolvam ativamente com esses espaços”, afirmou Vidal.

Outras atividades programadas incluem a apresentação da “Cartografia Social da Terra Firme” nos dias 17 e 18, das 9h às 17h, no Museu de Gemas/Anfiteatro do Espaço São José Liberto, organizada por Mailde Santos. No dia 17, às 16h, o Museu do Círio sediará o concerto “Círio em Canções”, com o Maestro Tinnoko Costa e Léo Meneses, organizado por Márcia Yamada e Edileno Martins.

No mesmo dia, das 14h às 18h, o Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, realizará uma feira cultural com artesanato e gastronomia, em parceria com a Cooperativa da Lojinha. Durante o evento, haverá também atividades de pintura e desenho sobre arqueologia marajoara, com participação confirmada de crianças da Creche Pingo de Gente.

A Semana do Patrimônio oferece uma oportunidade única para explorar e celebrar a rica herança cultural do estado por meio de uma variedade de atividades interativas e educativas.

Leia também: