Na última quinta-feira (23), a Polícia Federal lançou a Operação Segurança Legal VIII em todo o país, exceto no Rio Grande do Sul devido às enchentes. No Pará, a Polícia Federal solucionou uma série de atividades clandestinas de segurança privada em diversas cidades do estado.
Foram visitados 22 estabelecimentos, distribuídos entre Belém, Marabá, Santarém, Redenção e Altamira. Como resultado, três empresas foram notificadas com autos de encerramento de suas atividades ilegais, enquanto um indivíduo foi detido em flagrante por porte ilegal de arma em Marabá.
A operação em Marabá contou com o apoio de um grupo tático da PF devido à suspeita de atividades ligadas a milícias na prestação de serviços de segurança privada. Essa suspeita se confirmou com a descoberta de um grupo clandestino armado, que foi prontamente autuado pelas autoridades.






Em Santarém, a investigação revelou uma situação preocupante: três policiais militares atuando como seguranças privados sem as devidas habilitações e registro no sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada (GESP). Além disso, utilizavam armas da corporação, quando deveriam estar equipados com armas da empresa de segurança, em conformidade com a legislação vigente. Todos foram conduzidos para prestar esclarecimentos em uma Delegacia de Polícia Civil e foram autuados.
Além das notificações e detenções, a operação resultou na apreensão de quatro armas e em dois autos de arrecadação de materiais irregulares, como coletes.
Leia também:
Deixe um comentário