O Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) desencadeou uma operação em Paragominas, cumprindo mandados de prisão e fiscalizando o monitoramento eletrônico de indivíduos em regime aberto. Iniciada na segunda-feira (29) e encerrada na sexta-feira (03), a ação resultou na detenção de três indivíduos com mandados em aberto e na identificação de 10 monitorados com histórico de violações das regras do regime aberto.
O comandante do GBR, o policial penal Leão, destacou a importância da operação, ressaltando que além da quantidade, o tipo de violação é indicativo de atividade criminosa. A escolha de Paragominas como local da operação se deu após levantamentos sobre o comportamento dos monitorados na região.

A Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) da Seap é responsável pela monitoração dos indivíduos com tornozeleira eletrônica. Em caso de violações graves, o GBR é acionado para localizar e conduzir os infratores à CIME, onde são tomadas medidas administrativas.
O GBR, composto por policiais penais, tem como atribuições principais o cumprimento de mandados de prisão e a fiscalização do monitoramento eletrônico, de acordo com as decisões judiciais. Além disso, participa de operações de revistas em unidades prisionais, realiza escoltas de média e alta complexidade e colabora em operações conjuntas com o Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado.
Leia também:











Deixe um comentário