Dois produtores de cacau da região da Transamazônica, no Pará, estão entre os finalistas da 10ª edição do Cacao of Excellence, considerado o principal prêmio mundial de qualidade do cacau. Os vencedores serão anunciados nesta sexta-feira (20), em Amsterdã, na Holanda.
O estado será representado pelos produtores Gilmar Batista de Souza, do município de Uruará, e Leomar Silva Vieira, de Medicilândia, ambos localizados na Região de Integração do Xingu. Também representa o Brasil a Agrícola Cantagalo, de Itacaré.
A premiação é realizada a cada dois anos e reúne as 50 melhores amêndoas de cacau do mundo. Os produtores classificados passaram antes pela seleção nacional, durante o Concurso Nacional de Cacau Especial, promovido pelo Centro de Inovação do Cacau, que definiu as amostras brasileiras enviadas ao júri internacional.
Comitiva paraense acompanha premiação

A participação dos produtores conta com apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau). Uma comitiva do estado também está presente no evento para promover o cacau paraense e incentivar a comercialização internacional.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), Ivaldo Santana, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), destacou a importância da premiação.
“Estamos acompanhando esses produtores e torcendo para que alcancem a medalha de ouro. A cada ano, a qualidade do nosso cacau melhora e a procura aumenta, principalmente quando há produtores premiados”, afirmou.
Segundo ele, o Pará é o único estado brasileiro que possui um fundo específico para o desenvolvimento da cacauicultura, abastecido com contribuições sobre a comercialização do produto.
Fundo fortalece cadeia produtiva
Criado em 2008, o Funcacau apoia diversas ações, como a implantação da primeira fábrica de chocolate do estado, a Cacaway, em Medicilândia, gerida por uma cooperativa de pequenos produtores.
Outras iniciativas incluem a distribuição de milhões de sementes de cacau e capacitações realizadas em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com foco no fortalecimento da produção familiar.
Atualmente, cerca de 95% dos produtores de cacau do Pará são da agricultura familiar, o que reforça o impacto social da cadeia produtiva no estado.
A cerimônia de premiação dos representantes da América do Sul está prevista para ocorrer entre 15h e 16h, no horário local da Holanda.
Leia também:











Deixe um comentário