A Embaixada da Suécia no Brasil confirmou que o rei Carl XVI Gustav e a rainha Silvia estarão em Belém nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de novembro, para participar da Cúpula do Clima, que reúne chefes de Estado e autoridades internacionais antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro antecede as negociações oficiais da conferência global.
Além da presença do monarca e da rainha, a delegação sueca contará com a ministra da União Europeia, Jessica Rosencrantz, e o embaixador da Suécia para a COP30, Mattias Frumerie, que integrarão os debates na capital paraense.
Em publicação nas redes sociais, a Embaixada destacou que o país chega ao encontro “com uma delegação de alto nível e uma mensagem clara: a transição climática é urgente — e cheia de oportunidades”. O governo sueco afirma que a participação do rei e da rainha reforça a relevância da relação bilateral com o Brasil e ressalta o papel estratégico da COP30 para pactos concretos e cooperativos entre nações.
A Suécia também destacou suas metas ambientais, como o compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2045. Segundo o comunicado, o país pretende se posicionar como parceiro na transição verde global, oferecendo soluções escaláveis e prontas para implementação. “A Suécia apresenta metas ambiciosas e reforça que soluções já existem — e podem ser colocadas em prática”, diz o texto publicado pela Embaixada.
Leia também:










Deixe um comentário