Usinas da Paz transformam bairros e reduzem crimes - Estado do Pará Online

Usinas da Paz transformam bairros e reduzem crimes no Pará

Segundo o Governo do Pará, serviços gratuitos, esportes e cursos profissionais reforçam cidadania

Crédito: Augusto Miranda/Ag. Pará

Todo mundo já sonhou em viver em um bairro mais seguro, com oportunidades para estudar, trabalhar e se divertir. No Pará, segundo o Governo do Estado, esse sonho vem se tornando realidade graças às Usinas da Paz, projeto vinculado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), que une segurança pública e inclusão social.

Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) indicam que, de janeiro a novembro de 2025, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram de forma expressiva em várias regiões, como Bengui (-75%), Jurunas/Condor (-55%) e Bragança (-50%). Os índices de roubo também apresentaram redução superior a 40% nas áreas atendidas pelas Usinas.

“Com a chegada das Usinas, podemos afirmar que houve reduções significativas tanto em crimes patrimoniais quanto em homicídios. Seguimos ampliando as ações em todo o Estado para garantir segurança e oportunidades à população”, ressalta o secretário Ualame Machado.

Além da segurança, as Usinas oferecem mais de 70 serviços gratuitos, que incluem cursos profissionalizantes, reforço escolar, atendimentos de saúde, atividades culturais, esportivas e ações voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

Cursos de capacitação, cultura e outros serviços ajudam a promover a cidadania

Cada unidade possui estrutura moderna, com ginásio poliesportivo, piscina, salas de música, laboratórios de informática, biblioteca, teatro, praça multicultural e até estação de tratamento de esgoto.

Atualmente, 18 unidades estão em funcionamento, contabilizando mais de 10,9 milhões de atendimentos, enquanto outras 19 estão em construção, expandindo o programa para a capital e o interior do estado.

“Investir nas pessoas é o caminho mais eficaz para garantir segurança e qualidade de vida. As Usinas da Paz se tornaram referência internacional e um orgulho para o Pará”, afirma a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Leia também: