A Prefeitura de Pacajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou um mutirão de triagem para diagnóstico e combate à catarata, no Centro Diagnóstico do município. O processo de avaliação ocorrerá no próximo sábado (25), a partir de 14h, e no domingo (26), a partir de 8h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é atender mais de 400 pacientes durante a triagem, que representa uma oportunidade para moradores diagnosticados com o problema visual realizarem o procedimento gratuitamente.
As cirurgias estão previstas para os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de novembro, beneficiando pacientes de diversas comunidades do município. A iniciativa busca reduzir a fila de espera e garantir o acesso da população a atendimentos oftalmológicos especializados.
A Catarata é o embaçamento do cristalino, a lente natural do olho, que causa perda progressiva e indolor da visão, tornando-a confusa, com visão de cores desbotadas e halos ao redor das luzes. O envelhecimento é a causa mais comum, mas também pode ser congênita, secundária a doenças como diabetes ou pelo uso prolongado de medicamentos como corticoides. A única forma de tratamento definitivo é a cirurgia para substituir o cristalino opaco por uma lente artificial.
Leia também:









Deixe um comentário