A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última sexta-feira (17), o uso do Mounjaro para o tratamento da apneia do sono em adultos obesos. A medicação tem a tirzepatida como princípio ativo e já era autorizada no Brasil para o tratamento da diabetes tipo 2.
O Mounjaro é um medicamento injetável que controla os níveis de açúcar no sangue, regula o apetite e atua no controle da glicemia. Também é utilizado no tratamento de pessoas com obesidade ou sobrepeso, aliado à dieta e exercícios físicos, assim como a diabetes tipo 2.
A decisão da Anvisa foi baseada em estudos clínicos que comprovam a eficácia da tirzepatida em casos de apneia do sono. Além da piora na qualidade do sono, a doença resulta em níveis menores de oxigênio no sangue, o que pode ser associado ao aumento no risco de complicações cardiovasculares.
O uso da tizerpatida, segundo observado por pesquisadores, reduziu significativamente as interrupções no sono, promovendo também uma evolução em outros aspectos como redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares e o peso corporal dos pacientes.
Leia também:
Deixe um comentário