PRF apreende munições ilegais transportadas em ônibus na BR-230, em Pacajá - Estado do Pará Online

PRF apreende munições ilegais transportadas em ônibus na BR-230, em Pacajá

Carga era levada em compartimento interno do veículo, que fazia a linha Marabá-Santarém, na noite do último sábado, 18

A Policia Rodoviária Federal apreendeu, no último sábado, 18, várias cargas de munições que eram transportadas de forma ilegal, em um micro-ônibus, na BR-230 (Transamazônica), em Pacajá, sudoeste do Pará. A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina das equipes na rodovia.

Durante a verificação dos produtos, os policiais encontraram duas caixas desacompanhadas de documentação fiscal. Devido à ausência de notas que comprovassem a regularidade do transporte, as caixas foram abertas para averiguação. No interior, foram localizados 1.420 cartuchos íntegros, 5.000 espoletas de munição da marca CBC e 60 estojos metálicos vazios de calibre 32.

O condutor informou aos policiais que apenas fazia o trabalho de transporte e que não conhecia o despachante e nem o destino final da mercadoria. Mesmo assim, o motorista precisou ser levado à Delegacia de Pacajá, onde prestou depoimento e, em seguida, foi liberado.

A suspeita é de que a munição seria utilizada para abastecer membros de facções criminosas que atuam em municípios do interior do Estado, mas a hipótese ainda será investigada pelas polícias Civil e Federal.

Ver no Threads

De acordo com a lei n°10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento),  é necessário autorização legal para o transporte e posse de munição e insumos. 

Leia também: